Educação

A educação é uma ferramenta poderosa para promover o desenvolvimento integral e garantir o acesso aos direitos humanos, especialmente nas comunidades mais desfavorecidas e isoladas. A abordagem educacional na Escola Cuerama baseia-se no “saber fazer” e no “aprender fazendo”. Procuramos harmonizar o ensino formal com a sabedoria tradicional e o desenvolvimento de habilidades práticas, preparando crianças e jovens para se tornarem participantes e líderes activos nas suas comunidades. Com base nessa premissa, iniciamos a construção de uma escola primária e uma casa para os professores, com o apoio da comunidade.Com base nessa premissa construímos o Projecto Cuerama.

Acreditamos que a educação deve ir além do ensino teórico, incorporando práticas e experiências que permitam aos alunos aplicar o conhecimento na prática. Valorizamos a sabedoria tradicional e as habilidades práticas, reconhecemos a sua importância no desenvolvimento integral dos alunos.

O Nosso objetivo é capacitar as crianças e os jovens para se tornarem agentes de mudança nas comunidades.

Através da educação, promovemos a igualdade de oportunidades e o acesso à educação para os mais vulneráveis, como raparigas e idosos, para que sejam participantes activos na construção de um futuro melhor.

A educação é um direito fundamental de todos, e que deve ser acessível, independentemente da sua situação socioeconómica ou geográfica. Estamos comprometidos em fornecer uma educação de qualidade, que promova a inclusão, a igualdade e o respeito pelos direitos humanos.

Escola Primária da Cuerama, da 1ª à 6ª classe, dispõe de 6 salas de aulas, tem cerca de 550 alunos por ano distribuídos por 12 turmas.

Biblioteca e Centro de Formação de TI Maria Luz Albuquerque

Programa Alfabetização para Adultos

Desporto e Cultura

Horta Pedagógica Biológica

Principais resultados esperados

EDUCAÇÃO
PRÉ-ESCOLAR

Viabilizar um desenvolvimento de qualidade na primeira fase da infância, bem como o acesso a cuidados e educação.

ODS 4.2

ENSINO PRIMÁRIO
(Iniciação do 1° ao 6° ANO)

Acesso livre, equitativo e de qualidade, e que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

ODS 4.2

EDUCAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL

Qualidade e desenvolvimento de competências técnicas e profissionais:
Cestaria, Permacultura, Olaria, Carpintaria, Costura e Sabão.

ODS 4.3 e 4.4

INFRAESTRUTURAS

Infraestruturas físicas para a educação apropriadas para crianças, sensíveis às deficiências e à igualdade de género, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos.

ODS 4 a

BOLSAS DE ESTUDO

Bolsas de estudo para o ensino secundário e superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos destinados principalmente a mulheres.

ODS 4 b

PROFESSORES
QUALIFICADOS

Formação de Professores Qualificados, através do voluntariado e cooperação para o desenvolvimento

ODS 4 c

Saúde

O Acesso à Saúde nas comunidades mais desfavorecidas e mais isoladas, com um forte enfoque na Saúde Materno Infantil, utilizando práticas positivas do saber local e tradicional (ex: uso de plantas medicinais) conciliadas com práticas científicas e com a tecnologia moderna de forma a favorecer e melhorar a saúde nas comunidades. O uso de plantas medicinais é uma prática tradicional a ser integrada aos cuidados de saúde na comunidade Cuerama. Muitas plantas possuem propriedades medicinais e podem ser utilizadas no tratamento de diversas condições de saúde, e promover o conhecimento e o uso seguro das plantas medicinais, combinando o saber local com a ciência moderna.

O acesso à saúde para as comunidades mais desfavorecidas e isoladas é um desafio importante. As comunidades muitas vezes enfrentam barreiras geográficas, socioeconómicas e culturais que dificultam o acesso a serviços de saúde adequados

Para melhorar o acesso à saúde na comunidade Cuerama, foi necessário adoptar abordagens que tivessem em consideração o contexto local e as práticas tradicionais de saúde.

A promoção da saúde e conscientização do tratamento de doenças é fundamental. Consciencializar a comunidade sobre a importância de hábitos saudáveis, inclui a promoção da higiene, alimentação e nutrição adequada, o planeamento familiar e a saúde reprodutiva, a obstetrícia e a prevenção do HIV/AIDS.

A educação e a conscientização são essenciais para capacitar as pessoas a cuidarem de sua própria saúde e apdotarem comportamentos saudáveis. A Tecnologia moderna, como a telemedicina e os dispositivos móveis, pode desempenhar um papel importante na melhoria do acesso à saúde, facilita a comunicação entre profissionais de saúde e pacientes, permite o monitoramento remoto de condições de saúde e fornece informações e recursos de saúde relevantes.

Principais resultados esperados

SAÚDE MATERNO-INFANTIL

Acesso universal à saúde particularmente no apoio às gestantes, dos recém-nascidos e crianças menores de 5 anos, e serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planeamento familiar, a informação e a educação.

ODS 3.1, 3.2 e 3.7

ACESSO À SAÚDE

A actuação incidirá sobretudo no combate às principais epidemias de HIV, tuberculose, malária, hepatite, doenças transmitidas pela água e outras doenças transmissíveis.

ODS 3.3

MEDICAMENTOS E VACINAS

Acesso a medicamentos e vacinas essenciais de forma segura, eficaz, de qualidade e a preços acessíveis.

ODS 3.8

Translate »