Replicabilidade Visão para o futuro
A Fundação Cuerama tem o potencial de ter um impacto positivo nas comunidades rurais, com o objectivo de promover o desenvolvimento sustentável e proporcionar benefícios tangíveis e intangíveis para as comunidades rurais.
A Cuerama, enquanto solução, foi pensada e implementada de forma a poder ser escalável ou replicável e assim poder atender a uma parte significativa de várias necessidades, em vários contextos. Esta capacidade de escalabilidade tem como princípio um diagnóstico participativo, onde os beneficiários escolhem e adaptam as soluções às suas realidades, sempre através de projetos-piloto com avaliação da viabilidade e aceitação local.
A Fundação Cuerama, ao adaptar as suas estratégias e programas, desempenha um papel fundamental no fortalecimento das comunidades, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida para as comunidades, através:
Educação e Capacitação:
Com a implementação de programas educacionais e de capacitação adaptadas às necessidades especificas de cada comunidade, visa fortalecer o saber fazer local e a promoção do empreendedorismo.
Desenvolvimento Sustentável:
Através da introdução de práticas que beneficiam as comunidades, tais como a agricultura sustentável, a gestão de recursos naturais e energias renováveis.
Promoção da Igualdade de Género:
A Fundação desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade de género no empoderamento das mulheres, contribuindo para a construção de sociedades mais equitativas e inclusivas.
Saúde e Bem-Estar:
A implementação de iniciativas de saúde e bem-estar, como o acesso a cuidados médicos e programas de prevenção, pode ser fundamental para melhorar a qualidade de vida nas comunidades rurais.
EDUCAÇÃO PARA O FUTURO
- Construir 10 Escolas 10 Clubes de meninas
- 60.000 Pessoas com acesso seguro e inclusivo a educação de alta qualidade
- 30.000 Meninas retidas na escola com acesso a oportunidades e bolsas de estudo
- 10.000 Adultos formados em literacia financeira e inclusão (grupos de poupança)
SAÚDE PARA TODOS
- 10 Unidades ecológicas de saúde construídas
- 10.000 Mulheres com acesso à saúde reprodutiva e educacional
- 100 Enfermeiros formados
- 10 Programas de gerenciamento de resíduos estabelecidos
- 1 Milhão de pessoas com acesso a água potável segura
SUBSISTÊNCIA RURAL RESILIENTE
- 100 Empresas criadas
- 100.000 Pessoas alcançadas e edificadas 1 000 Empregos criados
- 10 Grupos de poupança
- 100 Edifícios resilientes e favorável ao clima
Até 2030, a nossa visão resultará em:
Pessoas que beneficiaram dos nossos programas
Edifícios resilientes e favorável ao clima
hectares de área de turfa (reservatórios de carbono) sob gestão sustentável ou conservação melhorada
Educação e Saúde para o futuro
Investir na educação e na saúde é a chave para promover o desenvolvimento, a conservação ambiental, e o bem-estar social. Em Angola, o número de raparigas, no início do ensino secundário é baixo e a alfabetização feminina é inferior ao dos homens. A pesquisa mostra que educar as meninas leva a famílias mais saudáveis, prosperidade e proteção ambiental, porque a educação é a tábua de salvação para o desenvolvimento sustentável.
Priorizamos a educação e a saúde reprodutiva, a segurança alimentar, o acesso à água potável e adequada, instalações sanitárias, melhor informação e maior liberdade de escolha para os jovens, utilizando infraestrutura resistente ao clima para garantir a sustentabilidade.
Os nossos programas de educação e saúde, estão a fazer uma enorme diferença na vida de famílias que cercam a região do Cuerama, e estamos empenhados em levar este incrível sucesso a mais comunidades da região.
Através do nosso Programa de Educação para Raparigas, incentivamos a conclusão da escola e trabalhamos para acabar com o casamento infantil na região. Esperamos expandir os nossos programas educacionais para oferecer bolsas de estudo para formação superior e melhorar a educação para 40 mil crianças, das quais pelo menos 20 mil serão meninas.
Estamos empenhados em capacitar as crianças da região, dar opção de poderem escolher o seu próprio futuro, em harmonia com o meio ambiente, que beneficia as pessoas e a natureza.